Terceirização de TI versos Equipe Interna, qual a melhor opção?

Toda empresa passou ou vai passar por esse dilema, independentemente do segmento ou tamanho. O Departamento de TI, além de servir como área de apoio para outros setores da empresa, tornou-se um diferencial competitivo e está cada vez mais alinhada a estratégia do negócio. As organizações durante o seu ciclo de vida terão que decidir em investir significativamente na equipe interna ou em terceirização de TI.

É necessário, antes da decisão, a análise de cada cenário e o entendimento real de como funciona a Terceirização de TI. Leia o artigo sobre 3 Mitos Comuns sobre Terceirização de TI clicando aqui. Essa decisão deverá estar alinhada à estratégia e perfil da empresa.

Equipe Interna

A disponibilidade integral de um profissional alocado diariamente dentro de seu ambiente é uma grande vantagem, mas esse benefício gera uma despesa alta à conta da empresa, tais como: salário, 13º salário, férias e outras despesas trabalhistas. Além dos custos com o funcionário é necessário um investimento em infraestrutura local.

Outro fator importante a ser levado em consideração são as diferentes áreas de conhecimento, dificilmente você encontrará um profissional com todas as habilidades. Se o encontrar, certamente pagará alto para mantê-lo. Lembre-se que tratar aplicações, softwares, hardware e sistemas operacionais diversos é tarefa para uma equipe.

O último desafio é manter sua equipe motivada e atualizada. Ter uma TI defasada tecnicamente não atenderá suas necessidades. Acompanhar a evolução da TI é um desafio.

Terceirização de TI

Já é de praxe a contratação de alguns serviços de TI avulsos, como armazenamento em nuvem ou backup externo, ou seja, muitas empresas já contam com uma Terceirização Parcial da TI conforme necessidade de um projeto ou demanda específica, eles geralmente são atraídos pelo custo benefício do serviço.

O que vem aumentando significativamente é a Terceirização de TI completa, integral. Dessa forma a empresa passa a ter um time completo, qualificado e com uma variedade de conhecimento, prontos para atendê-lo. Se sua empresa pretende ou precisa antecipar ou acompanhar o mercado, a alternativa terceirização sairá muito mais em conta. Como benefícios diretos podemos citar:

– Melhor atendimento: profissional especializado, qualificado e atualizado conforme a demanda da vez;

– Redução de custos: diminuição das despesas operacionais.

– Inovação: fazer o mesmo de uma forma diferente e mais eficiente.

– Despreocupação com ausência do profissional: seja por motivos como férias ou atestado médico. A Garantia é por conta da Contratada e não da Contratante.

Conclusão

Como citado anteriormente, a melhor opção levará em consideração o cenário de cada empresa e seu planejamento estratégico. Terceirização de TI vs Equipe Interna, eu já estive dos dois lados e sempre que optei por terceirizar procurei por uma empresa referência no segmento. A terceirização de TI será regida pelo contrato assinado entre as partes, podemos moldar o atendimento e pagar por ele conforme sua necessidade e utilização. Acordos bem feitos com as expectativas alinhadas são indícios de sucesso. Sempre achei uma tarefa ardilosa manter uma equipe interna, com treinamentos, trabalhos motivacionais e outros encargos. Descobri que para os internos um bom salário não é, sozinho, um item motivador.

Para você, qual a melhor opção? Terceirização de TI ou Equipe Interna?

Terceirização de TI DataUnique
Foto: Departamento de Terceirização de TI DataUnique Tecnologia