3 Mitos Comuns sobre Terceirização de TI.

Olá, meu nome é Thiago Aquino, sou parceiro da DataUnique Tecnologia, tenho experiência de mais de 10 anos com atendimento a TI. Escrevo hoje para vocês um artigo rápido sobre 3 mitos comuns sobre terceirização de TI. Durante minha carreira escutei muitos empresários se apoiarem em mitos não verdadeiros e em todas as oportunidades tive o prazer em ajudá-los. Sendo assim, separei as 3 frases que acredito serem as mais frequentes:

1 – “Já é difícil ser atendido pela minha TI local, imagina ser atendido por alguém de fora?”

Muito comum as pessoas projetarem a ineficiência de seus serviços em outras empresas. E é essa posição atual que os fazem cogitar e solicitar ajuda. As empresas de terceirização, diferente da TI local, precisam de processos de atendimento em excelente estado de harmonia.

Empresas especializadas implantam as melhores práticas do mercado, como ITIL, adotando assim um framework aceito mundialmente. E o utilizam para gerenciamento de entrega e suporte a serviços de TI.

Garanta sua expectativa de atendimento, negociando com a contratada Acordos de Níveis de Serviços (ANS) que atendam suas necessidades. São esses acordos, conhecidos como SLA (Service Level Agreement), que irão garantir o sucesso da parceria no quesito atendimento.

No caso de empresas que enfrentam problema com a TI local é comum a reclamação de não encontrar o profissional. O ramal está sempre ocupado ou o profissional está em campo atendendo outro chamado. No caso de contratação de empresas de Terceirização de TI, o cliente tem um ponto único de contato (SPOC). Essa central de atendimento tem a capacidade projetada para atender todos os clientes no tempo acordado em contrato.

2 – “Eles não entendem do meu negócio, como vão me ajudar?”

Os profissionais que estão na linha de atendimento em empresas de Terceirização de TI, têm a capacidade, por serem treinados para isso, de identificar e atender diferentes tipos de chamados em ambientes diversos. A adoção de framework de melhores práticas, citado anteriormente, garante um escalonamento entre níveis de atendimento, onde, no tempo acordado, sua demanda será solucionada.

Diferente na TI local, onde o profissional fica imergido e muitas vezes sozinho, a TI terceirizada é composta por um grupo de profissionais capacitados e de qualidade inquestionável, afinal por ser seu produto chave, deve garantir aos seus clientes soluções rápidas, eficientes e de baixo custo.

As empresas de Terceirização investem em treinamentos e exigem certificações de sua equipe justamente para garantir profissionais mais completos e preparados para atender empresas e suas diversidades em demandas.

3 – “Terceirização de TI Custa caro, é solução para empresa grande”.

Contrariando o senso comum a Terceirização de TI pode reduzir custo. Como já discutido em outros artigos em nosso Blog, contratar, treinar e manter uma equipe de TI não é uma tarefa fácil. Tenha a certeza que contratar o conhecimento de terceiros pode ser uma solução barata se comparado aos custos de remuneração de equipe especializada, atualizada e com atendimento de plantão 24 horas por dia, 7 dias na semana. Levantar seus custos atuais com salários, pagamento de horas extras, férias, profissional substituto em período de férias ou licença, INSS e outros encargos é algo fácil. O complicado é calcular o preço pago pela a ineficiência, falta de conhecimento ou atualização.

Os valores pagos pela terceirização de TI vão te surpreender, até mesmo porque é algo ajustável as suas necessidades. Caso queira, um profissional da DataUnique pode entrar em contato para explicar e provar as vantagens na aquisição desses serviços. Entre em contato, nós ligamos para você!

Quando falamos em terceirização o que conta são os resultados finais. Se o que foi contratado está sendo entregue com excelência, essa é nossa maior preocupação, o nosso maior compromisso. Caso você tenha uma colocação a fazer, por favor, deixe nos comentários a sua participação, será um prazer respondê-lo.

Se ainda tem dúvidas, veja nosso artigo sobre qual é a melhor opção: terceirização ou equipe interna?

DataUnique, Contrate, Confie e Sorria.